8 Lugares de Outro Mundo: Descubra Onde Foram Gravados Filmes Espaciais Icônicos

Explorar o universo é quase um vício para o cinema. Se eu te pedisse para listar filmes que se passam no espaço, com certeza seria uma lista enorme. O motivo é simples: temos fascínio por imaginar como é lá fora.

Queremos questionar OVNIS, vida inteligente, e claro, testar possíveis desfechos para a “colonização” de outro planeta — ou invasão do nosso.

O que mais chama a atenção nesses filmes são os cenários usados. Você deve se perguntar “o que torna eles tão reais?”. E a resposta está aqui: na Terra.

Muitos filmes, inclusive premiados, usam cenários reais para gravar cenas em outros planetas, galáxias, sistemas e tudo mais que houver lá fora. Mas que lugares são esses?

Os 8 Locais Reais Usados de Cenário para Filmes Espaciais

O cinema desde sempre consegue transformar coisas cotidianas como um boneco de neve (isso mesmo, estou pensando em Frozen) em algo especial . E quando estamos falando de ambientação, eles não brincam em serviço. Ainda mais se esse filme se passar no desconhecido espaço.

Por mais que essas paisagens sejam de outro mundo, acredite: elas estão mais perto do que você imagina. Surpreenda-se com a lista dos locais usados para inspirar cenários espaciais.

Avatar

Sem dúvida o sucesso de Avatar é inegável. O filme de maior bilheteria da história dos cinemas teve muitos motivos para ganhar todo esse prestígio e gerar tanta curiosidade. Grande parte disso vem da magnífica (e perigosa) Pandora.

A lua habitada pelos Na’ vi tem uma geografia extremamente atraente aos olhos curiosos dos espectadores. E todos esses cenários são encontrados aqui.

Claro, não estamos descartando a participação da tecnologia CGI que o diretor James Cameron tanto brincou em seu projeto. Mas, os locais reais vão te fazer sentir parte do incrível mundo de Avatar.

A ideia foi criar um ambiente com características únicas e impossíveis para o planeta Terra.

#1 Halleluijah Mountains

Halleluijah Mountains / Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie

Quem não se lembra das deslumbrantes montanhas flutuantes? A paisagem de tirar o fôlego está localizada na China. A configuração das montanhas em “pilares” são encontradas no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie e inspiraram o diretor.

Óbvio, não existem montanhas flutuantes, mas devido à constante neblina no local que cobre a base das montanhas, até parece real.

#2 Cachoeiras em Pandora

Pandora / Glistning Waters, Jamaica

A bioluminescência é outra marca registrada de Pandora.  Ele combina e contrasta com a própria raça nativa dessa lua, em um azul vibrante. E essa ideia veio de uma lagoa muito famosa na Jamaica:Glistening Waters (águas cintilantes em português).

A causa real da coloração da água vem do mecanismo de defesa dos seres microscópicos que habitam a lagoa. Para quem visitava o local antes, isso já parecia um cenário surreal. Com a adaptação para o planeta de Avatar, um lugar que já é incrível, se transformou em excepcional.

Interestelar

Interestelar é um dos filmes mais intrigantes já feitos de futuros distópicos. Ele se destacou por sua visão de uma Terra devastada e à beira da extinção. A missão, então, é explorar outros planetas em busca de um novo lar.

O filme ganhou diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Mas, não são só os efeitos visuais que tornaram os cenários inesquecíveis.

#3 Dr Mann’s Planet

Dr Mann’s Planet / Geleira Svínafellsjökull

Uma das cenas mais memoráveis de Interestelar se passa em um planeta rochoso e frio, muito frio. Nesse momento você deve estar se lembrando do desespero que sentiu (pelo menos eu senti) vendo Dr Cooper e Dr Mann literalmente lutarem pelas suas vidas.

A cena fica mais emocionante quando você descobre que ela se passa num lugar muito popular entre os filmes especiais: Islândia. A Geleira Svínafellsjökull, é tão marcante no filme e inclusive aparece em diversos materiais de divulgação.

Perdido em Marte

Ah, o planeta vermelho. Se esse não é o cenário mais usado (e também o mais próximo da realidade) nos filmes espaciais, eu não sei qual é.  A Corrida para Marte é o sonho de todo governo, empresa privada de tecnologia, e, claro, do cinema.

Mas, enquanto ela não acontece, a indústria cinematográfica usa sua licença poética para fazer todas as simulações possíveis do que aconteceria se o homem chegasse lá. E, principalmente, se ele colonizasse o nosso astro vizinho.

Esse é basicamente o enredo de Perdido em Marte, estrelado por Matt Damon e dirigido por Ridley Scott. A missão é simples: ir a Marte, montar acampamento, reconhecer o local, e (tentar) colonizar.

#4 Marte

Marte / Deserto de Wadi Rum, Jordânia

Claro, pensando no cenário mais provável, um problema (enorme) aconteceu e deixou o astronauta Mark preso no planeta vermelho lutando por sobrevivência e para voltar para casa.

E sabe onde fica o planeta Marte dessa nossa história? Na Jordânia. O Deserto de Wadi Rum,  conhecido como deserto vermelho ou Vale da Lua,  foi o local mais apropriado para retratar o fascinante planeta. Calor e vastidão de areia se encontram com uma paisagem de outro mundo.

Star Wars

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante… Ou não tão distante assim?

Mesmo que você nunca tenha assistido a esse clássico, não tem como negar a grandeza das aventuras espaciais de Star Wars. Histórias familiares, políticas e romance se misturam, em cenários deslumbrantes ao fundo (mas não tão ao fundo).

Grandes batalhas, descobertas e amizades aconteceram em planetas e locais selvagens por onde os personagens passam. Para falar de todos, seria necessário um artigo inteiro, então vamos nos contentar com alguns.

#5 Tatooine

Tatooine / Parque Nacional do Vale da Morte, Estados Unidos

E para começar do começo (não na ordem de gravação dos filmes), vamos à Tatooine, uma paisagem quente, hostil e inóspita para seres humanos e qualquer tipo de avanço tecnológico.

O lar do nosso herói — e vilão — Anakin Skywalker é, com certeza, parte do que tornou esse personagem tão revoltado, eu suponho. “Não gosto de areia” é uma das frases que me vem à cabeça quando ele conhece Pádme. Você se lembra?

E a Tatooine da realidade tem mais semelhanças com sua versão do cinema do que você pode imaginar. O Parque Nacional do Vale da Morte, nos Estados Unidos, recebeu esse nome na época da Corrida do Ouro da Califórnia. Vários garimpeiros que tentaram atravessar o vale em busca do metal nobre, morreram.

O motivo? Temperaturas escaldantes e clima árido. O local possui o recorde de temperatura mais alta registrada na história: 56, 7 º Celsius. Nem por isso, o local é menos desejado quando o assunto é cinema. Muitos filmes usam e abusam do clima do Vale da Morte.

#6 Endor

Endor / Parque Estadual Grizzly Creek Redwoods

Agora, dando um salto no tempo, vamos à lua de Endor. Quem não se lembra dos adoráveis Ewoks? Os peludos que dominavam a fauna dessa lua foram muito importantes para a batalha de Endor no episódio VI da saga.

E, por falar na batalha, não há como esquecer essa luta épica. Mais importante ainda, não dá pra esquecer a natureza exuberante onde tudo aconteceu. Esse lugar é o Parque Estadual Grizzly Creek Redwoods fica na Califórnia.

O local é conhecido por abrigar espécies de sequoias únicas (as árvores gigantes que observamos). Tanto que hoje o local é protegido para que essa floresta não se perca. Os fãs agradecem.

#7 Planeta Crait

Planeta Crait / Salar de Uyuni, Bolívia

E para agradar também os apaixonados pela terceira trilogia de Star Wars, trazemos agora um dos cenários mais chamativos, e também reais que se possa imaginar: o Planeta Crait.

Mais uma vez, esse local tem importância grande nesse filme. A batalha final do episódio VIII: Os Últimos Jedi acontece nesse planeta mineral salgado. E o mais legal é isso ser verdade. O Salar de Uyuni  fica na Bolívia e o universo Star Wars fez jus às verdadeiras características do lugar.

Esse deserto de sal foi formado a partir de um antigo lago salgado pré-histórico que dá essa configuração branca e árida que vimos nos filmes. Também há pouca diversidade de vida nesse lugar.

Além disso, existe um estudo de que seria possível aquela “fumaça vermelha” que aparece nas cenas de batalha em Crait, acontecer.

Star Trek

E já que falamos de Star Wars, é quase obrigatório falar também de Star Trek. A antiga série mostrava as aventuras do capitão Kirk, Spock e toda a tripulação da nave Enterprise. Até hoje tem o carinho dos fãs, tanto que em 2009 ganhou uma adaptação para filme que fez muito sucesso.

#8 Vulcan

Vulcan / Parque Natural das Rochas Vasquez

E parte desse “sucesso nostálgico” se deve a um local: o Parque Natural das Rochas Vasquez na Califórnia. Tão especial que recebe o apelido carinhoso de “Kirks Rocks” (Rochas Kirk). Isso porque essas rochas foram o cenário da luta entre o Capitão Kirk e Gorn no episódio _Arena, 1_8º da primeira temporada da série.

Na nova versão, ele é usado para representar nada menos que o planeta de Spock. Claro, isso acertou em cheio as lembranças da série. Um tributo e tanto para essa saga que acompanhou gerações.

A lista é longa

É claro que faltam muitos filmes nessa lista, mas já deu para perceber como o cinema dá um jeitinho de deixar tudo mágico e tão “espacial” (desculpe o trocadilho).

Conhece algum fã de filmes espaciais (além de você, caro leitor)? Então compartilhe essa lista para mais pessoas conhecerem sobre o espaço, quer dizer, a Terra.